Agencia Publix

Copa EFX de Enduro

16/07/2012
Copa EFX Pacato de Enduro promete adrenalina em Pindamonhangaba (SP)

Prova terá como atração especial travessia do Rio Paraíba

A quinta etapa da Copa EFX Pacato de Enduro promete muitas emoções aos participantes. Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, recebe a prova neste domingo (22), e suas belas paisagens servirão como cenário para uma disputa intensa em todas as categorias. Felipe Zanol e Nielsen Bueno seguem travando ótimos duelos na principal delas, a Elite, e este fim de semana pode ser decisivo para os dois. A largada para os primeiros pilotos será realizada às 9h, no Parque da Juventude (Aeroclube).

A novidade da etapa será que os pilotos farão travessia do Rio Paraíba durante a prova. Para superar os cerca de 70 metros de uma margem a outra, eles contarão com a ajuda do Exército Brasileiro e de uma balsa. A Portada Pesada Ribbon normalmente transporta veículos pesados do Exército. Neste domingo seus passageiros serão os pilotos e suas motos de enduro.

O percurso da quinta etapa promete um show à parte para os participantes. Com 35 quilômetros de extensão, contará com dois Cross Testes, um Enduro Teste e um Extreme Teste, que está de volta após quatro etapas. O primeiro Cross Teste será logo após a largada e terá 3,5 km de extensão. Já o segundo será realizado dentro de uma fazenda no centro da cidade. O Extreme será realizado em uma pista de Motocross na chegada de cada volta.

Na categoria Elite, a distância entre os pontos de Felipe Zanol e Nielsen Bueno não é tão grande para que o líder possa se sentir tranquilo. Com 75 pontos, Zanol tem seis a mais que o segundo colocado, Nielsen. O adversário promete fazer de tudo para dificultar um pouco os planos do companheiro da equipe Honda. No entanto, além disso, precisa se defender do terceiro colocado, Rômulo Bottrel, com 58 pontos.

Para isso, Nielsen enfrentará uma verdadeira maratona. O piloto que disputa também o Campeonato Brasileiro de Motocross, fará a prova da categoria MX3 no sábado em Aracaju (SE), e vai direto a Pindamonhangaba para a etapa no domingo. Esta é a segunda vez este ano que o mineiro arrisca a façanha. "Da outra vez, só tinha vôo de madrugada. Dormi apenas duas horas. Venci a prova, mas estava muito cansado. Agora, vou voltar às 19h, então vou ter um pouco mais de tempo para repor as energias. O cansaço atrapalha um pouco, mas vou determinado. no sábado e no domingo corro pensando no título", afirmou.

Categorias Extras

Desta vez, além das dez categorias tradicionais, a Pacato contará com uma prova de cross country feita especialmente para as crianças que alinharão após a chegad dos adultos. Será mais uma brincadeira para que eles sintam o gostinho da adrenalina. Além disso, a organização espera contar com uma boa participação feminina, como tem acontecido nas etapas anteriores. Estas duas categorias terão inscrição subsidiada pela organização.

Os participantes de todas as classes podem se inscrever pelo site www.adrenatrilha.com.br até quinta-feira (19/07). Já são 110 pilotos confirmados de vários estados do Brasil. Depois dos paulistas, são os mineiros que comparecem em maior número. 

Além disso tudo, um ultraleve fará imagens aéreas da competição para que depois sejam distribuídas à imprensa e pilotos participantes.

Serviço:
Local da Largada: Parque da Juventude (Aeroclube)
Av. Prof Manoel César Ribeiro, Pindamonhangaba, SP - 12411-010

Sábado 21/07
17h as 19h - Entrega do Kit no Restaurante Bitura no Aeroclube

Domingo 22/07
7h - Abertura da Secretaria 
7h30 - Início da vistoria
9h - Largada  

A Copa EFX Pacato de Enduro (Enduro FIM Xperience) é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, com patrocínio da ASW Racing, Moto Field e Red Dragon, apoio da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba (SP), equipe Aventuras no Vale, NT, Sacramento, Dust Off-road, Jet Fio, Estopa Joanita, Sig Visual e Tribos e Trilhas.com, além da divulgação do MotoX.com.br, Revista DNA Off-road, Revista Pró Moto, Revista Moto Verde, Motoraid, Trilha & Motor, Corrosivo Filmes e ESPN Brasil.

Imagens Relacionadas:
Exército Brasileiro apoia o evento com travessia do Rio Paraíba
Exército Brasileiro apoia o evento com travessia do Rio Paraíba

Nielsen Bueno venceu a 4ª etapa e é vice-líder da competição - Foto: Lucídio Arruda / Publix
Nielsen Bueno venceu a 4ª etapa e é vice-líder da competição - Foto: Lucídio Arruda / Publix

Felipe Zanol, líder na pontuação - Foto: Lucídio Arruda / Publix
Felipe Zanol, líder na pontuação - Foto: Lucídio Arruda / Publix

110 pilotos já estão confirmados na etapa - foto: Carolina Arruda / Publix
110 pilotos já estão confirmados na etapa - foto: Carolina Arruda / Publix

Veja todas as 4 fotos.